segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Coimbra, eis a resposta!

Vocês muito esperaram; foram três dias de pura angústia, bolões, palpites, discussões, enfim, muita expectativa para saber qual seria a minha escolha, se Lisboa ou Coimbra.

Mentira, não teve nada disso; vocês não estavam nem aí pra minha pergunta do post anterior, mas, mesmo assim, vou compartilhar com vocês a minha opção: vou para Coimbra - bem, pelo título, todos já sabiam que esse havia sido o destino escolhido.

Em que pese eu tenha descoberto -na verdade, quem descobriu foi Gabriel, um conviva da comunidade da Faculdade de Direito de Lisboa no Orkut- que em Lisboa também são 120 créditos, optei por Coimbra mesmo. Talvez a descoberta tenha sido tarde demais, pois eu já havia feito a minha cabeça por Coimbra mesmo (muito em função dessa questão dos 90 créditos, narrada no último post), mas também porque Coimbra meio que era pra ser mesmo a opção, desde o ano passado já se sabia disso, aliado ao fato do meu irmão ter feito intercâmbio para lá este ano, etc.

Só para constar, a dúvida foi desfeita da seguinte maneira: o Gabriel ligou para a Universidade de Lisboa, pois, após o meu alerta, também estranhou o mestrado de lá ter apenas 90 créditos, tendo em vista que, segundo ele, por conta da Declaração de Bolonha, que desencadeou o Processo de Bolonha, unificador dos cursos superiores europeus entre os países signatários (entre eles, Portugal), ficou convencionado que cada ano do chamado Segundo Ciclo (Mestrado) contaria com 60 ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) - ou, em outros termos, 60 créditos.

Logo, como Lisboa -tal qual Coimbra- aderiu a Bolonha, não faria sentido que seus dois anos de curso correspondessem a tão somente 90 ECTS. E, realmente, não faz. Segundo o Gabriel disse, com a sua ligação para a Universidade, confirmou-se o que ele suspeitava: especificamente quanto ao mestrado de Direito Constitucional, são seis disciplinas semestrais (Direito Constitucional 1 e 2; Justiça Constitucional 1 e 2; Optativa 1 e 2), cada uma valendo 10 créditos, ou seja, 60 créditos pelo ano de aulas, exatamente como determinado por Bolonha. No site é que não está bem claro, mas a explicação que ele deu faz sentido, de acordo com o que se pode ver no site.

Ou seja, a FDL também conta com 2 anos de curso e 120 créditos no total. Logo, sob esse prisma, não havia mais razão para eu não ir para Lisboa, a não ser que minha opção pessoal fosse mesmo por Coimbra. E foi.

Assim, irei mesmo para Coimbra, e Lisboa só de visita, para ver uns jogos do Sporting de vez em quando ou pegar um avião para ir para outro canto da Europa (ou mesmo outro canto do mundo, como o regresso para o Brasil), por exemplo.

O próximo capítulo é ir ao Consulado nesta quarta, para dar entrada no Visto. Aguardemos as próximas cenas então.

P.S.: Ainda bem que escolhi Coimbra, né, pois, senão, teria que mudar o banner do blog, né?! xD

Um comentário:

Bady disse...

O que estraga é esse banner...